quinta-feira, 23 de julho de 2009

POEMAS POLÍTICOS

Ao longo dos anos e dos livros – nuns mais do que noutros – fui escrevendo os meus poemas políticos. São revoltas, tomadas de posição, intervenções sociais, tal como as concebo.
É este o tema que agora vos proponho para breve.


Apresento-vos o meu amigo “Zé da Casa Velha”(OLHARES, foto de J. Filipe Bacalas). É vedor nas horas vagas. “Um dom” que tem e não sabe explicar. Descobre os veios subterrâneos de água com a ajuda daquilo que para mim é apenas uma varinha.
A água é hoje, para além dum bem essencial e também escasso, um factor de cobiça económica e política, que prejudica irremediavelmente as populações. Devem ser estas a administrarem a sua captação e distribuição domiciliária, através dos seus eleitos locais e não empresas mais ou menos bem intencionadas, cujo objectivo é necessariamente o proveito próprio.

3 comentários:

  1. João
    Acho incrível este "dom" de encontrar água. Aqui na minha terra ainda há algumas pessoas que fazem isto. Precisamos cuidar das águas e preservar as tradições, como esta da "varinha" mágica. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Gostei deste espaço cultural, serei uma seguidora,
    com admiraçâo,
    Efigênia Coutinho
    Escritora

    ResponderEliminar
  3. um saber misterioso , conheci uma vez um vedor com o seu arco de madeira nas mãos , e os seus passos de metros de fundura ...
    Um gosto , passar por aqui Luís .
    Cordialmente
    _________ JRMARTo

    ResponderEliminar